quinta-feira, 26 de junho de 2008

República das Bananas

Selva, cobras e macacos passeando pelas ruas. Estas ainda são algumas imagens do Brasil que os estrangeiros têm na cabeça. O estereótipo foi explorado por Hollywood nos anos 40, quando Carmen Miranda aparecia nas telas com turbantes de bananas e vestindo fantasias de baiana estilizada. Carmen Miranda morreu há 52 anos e ainda hoje perdura a imagem de um país tropical, onde a vida se passa entre a praia e a selva. Além do tropicalismo, a violência também foi incorporada à fama brasileira.

A mistura samba, selva e violência recentemente ganhou mais um reforço, com o filme Turistas. Lançado no final do ano passado, a obra conta a história de jovens que vêm passar férias no Brasil e acabam assaltados, drogados e vítimas de uma quadrilha de tráfico de órgãos.

Nem os desenhos animados ficam de fora. Em 2002, um episódio de Os Simpsons foi alvo de críticas do então presidente da República Fernando Henrique Cardoso e da Riotur por mostrar um país onde a Amazônia fica ao lado do Rio de Janeiro, a língua falada é o espanhol e os protagonistas são roubados, seqüestrados e cruzam com cobras e macacos nas ruas cariocas.

(GREGORI, Eduardo. Revista Metrópole)

Nenhum comentário: